Pular para o conteúdo principal

Telha para pergolado: Aprenda a escolher a telha perfeita!



Telha para pergolado é a principal parte da estrutura!

A maioria dos projetos contempla plantas com detalhes primorosos, interiores decorados com tendências que se sobrepõem e se unem para alcançar um visual estético único e, a área externa de uma casa geralmente acaba tendo menos destaque no planejamento ou em uma expansão.

Contudo, as residências que possuem áreas de lazer são muito mais valorizadas quando comparadas às que não possuem.

Essa percepção de valor só aumenta quando o imóvel está em uma cidade cujo o clima é, majoritariamente quente e suas áreas de lazer possuem coberturas.

Jardins, quintais, terraços e varandas são ambientes que podem oferecer um ambiente único de bem-estar e conforto. Independentemente da hora do dia – ou da noite – são locais ideais para passar o tempo com os amigos e relaxar.

Organização e limpeza, apesar de aspectos importantes, não bastam para proporcionar eventos de interação social agradáveis a todos. Por isso, ter um espaço adequado para reunir as pessoas, protegido do sol, chuva e outras situações é importante para manter todos confortáveis.

Dentre as diversas opções de personalização e construção de espaços externos que propiciam todo esse conforto estão os pergolados.

E para te ajudar a fazer a melhor escolha, nós separamos dicas importantes que você precisa saber antes de escolher a cobertura para o seu pergolado.

Desça e explore todo o post ou então, clique no menu abaixo e vá diretamente na informação que você necessita!

O que é um pergolado?

No princípio, os pergolados – também conhecidos apenas como pérgolas – foram utilizados para áreas com plantio de uva, pois suas estruturas permitiam que os galhos crescessem horizontalmente, facilitando sua colheita.

Atualmente, os pergolados são estruturas com colunas e vigas, construídas externamente para fins de lazer e estética, propiciando uma área de sombra em ambientes planejados para desfrutar de momentos ao ar livre.

Eles podem servir para decorar diversos espaços, atribuindo uma temática totalmente diferente ao ambiente, além de serem populares por serem instalados em locais destinados a atividades de convívio social e relaxamento.

O mais comum é encontrarmos suas bases em madeira, porém, também é comum encontra-los em estruturas de alvenaria, alumínio e bambu.

O melhor desse elemento arquitetônico é a sua variedade de aplicações:

Você poderá utilizá-lo em jardins, garagens, varandas, áreas abertas ou integrar parte dele à uma construção já edificada.

Tipos de telha para pergolado

Antes de escolher a telha ideal para o seu pergolado, vamos levar em consideração os tipos existentes:

Telha Para Pergolado modelo Translúcida – incolor e branca leitosa

Se você optar por telhas que permitam a passagem de luz no seu pergolado, para tornar o ambiente naturalmente iluminado durante o dia, você pode escolher entre dois tipos de telhas:

As telhas incolores, que se assemelham ao vidro, deixando passar a maior parte da luz solar para o ambiente.

E também, as telhas brancas leitosas, onde boa parte da iluminação é transmitida para o ambiente, porém, por conta da sua coloração, a luminosidade é muito mais uniforme e bem distribuída.

Pergolado com telhas incolores de fibra de vidro - telha para pergolado
Telha para Pergolado no modelo incolor

Em conformidade com uma rígida série de normas internacionais e com os padrões estabelecidos nas normas ABNT – Associação Brasileira de Normas Padrão – Utilizar telhas translúcidas para o seu pergolado é uma escolha excelente para receber iluminação natural com segurança.

Claridade Natural e economia de energia com a telha para pergolado certa!

A recomendação para você que deseja um ambiente iluminado é a utilização das telhas translúcidas fabricadas em PRFV (poliéster reforçado com fibra de vidro), pois sua composição permite a distribuição uniforme e confortável da luz solar.

Ela faz com que sua cobertura dure muito mais tempo.

A vida-útil das telhas de fibra de vidro são de 30 anos! Isso ocorre por que a sua base, fabricada em poliéster, é um material reconhecido pela sua durabilidade quase incomparável.

Pela sua característica translúcida, o material também possibilita economia de energia em dias e horários em que seria necessário complementar o ambiente com iluminação artificial, como lâmpadas e refletores.

Outro grande benefício deste tipo de telha é a sua versatilidade: ela pode ser utilizada em conjunto com qualquer outro tipo das telhas citadas a seguir – em qualquer proporção, sendo indicadas utilizações entre cerca de 20% e 30% da cobertura de um telhado.

Mas atenção! Escolha apenas telhas que possuam proteção contra raios Ultravioleta.

Nem toda solução fabricada em fibra de vidro oferece essa proteção.

A exposição prolongada à luz solar pode causar danos à sua pele, por isso, é importante estar em ambientes seguros que permitam a passagem de luz, mas sem colocar sua saúde em risco.

Conforto térmico superior na sua Cobertura com telha para Pergolado

Se a iluminação não é fator determinante na hora da sua escolha, você pode optar por uma solução opaca, isto é, sem a passagem de luz.

Como as telhas de PRFV são conhecidas por serem extremamente leves, independentemente da sua escolha, você não terá problemas com instalação ou peso da estrutura.

Os pergolados com esse tipo de cobertura geralmente utilizam as famosas telhas sanduíche, que têm esse nome por serem uma junção entre duas camadas de telha de fibra de vidro com uma espessa camada de isolante no meio, que pode ser em isopor (EPS) ou Poliuretano (PU).

A composição do PRFV somado ao isolante, faz com que a resistência térmica seja ímpar, incomparável com os demais tipos de coberturas para pergolados.

Já nos dias chuvosos, a composição faz com que os ruídos causados pela chuva sejam suprimidos, diferentemente de materiais como policarbonato e PVC.

Sua alta capacidade de isolamento térmico e acústico faz com que esse seja o modelo mais escolhido para coberturas de pergolados. E elas são encontradas em dois tipos distintos de acabamentos:

O primeiro é chamado de telha-forro, caracterizado por ter a parte de cima feita com o formato da telha escolhida e a parte de baixo toda plana, tal qual um forro.

O segundo é conhecido como telha-telha, que possui acabamento de telha em ambas as faces e oferece mais resistência que o modelo anterior, permitindo a instalação onde os vãos são um pouco maiores.

Coberturas que unem conforto térmico e permitem a passagem de luz

Agora, para você que deseja unir de maneira eficaz o melhor dos dois mundos – a alta capacidade de isolamento térmico propiciada pelas telhas sanduíche e a transmissão de iluminação das telhas translúcidas – conheça um novo tipo de produto:

Único e inovador em todo o mercado de telhas e coberturas.

Conhecidas como Telhas Termolumi (térmico + iluminação) elas vieram para ser a nova tendência para utilização em pergolados nos próximos anos.

Medidas personalizadas de telha para pergolado

Além de não causar respingos ou rachaduras nos locais de fixação dos parafusos, as telhas de fibra de vidro podem ser fabricadas em até 12 metros de comprimento, atendendo à grande maioria dos projetos de pergolados.

Poucos materiais podem ser produzidos com esse tamanho.

Implementar um projeto com uma telha única, sem cortes, atribui a percepção estética muito superior, quando comparadas a outros materiais, resultando em pergolados sem emendas, tornando o visual muito mais bonito e bem finalizado.

Instalação Fácil de telha para pergolado

Uma coisa é fato: quanto mais pesado o material escolhido, mais gastos você terá.

Seja com a mão de obra necessária para a instalação ou com a estrutura necessária para suportar o peso da cobertura.

Por isso, muito cuidado ao escolher o material do seu projeto. Essa escolha pode ser decisiva para uma série de custos implícitos no material comprado.

Cores Exclusivas

Além do acabamento e da qualidade do material, a cor influencia na escolha do material de uma telha para pergolado.

Independentemente do material, você sempre terá a opção de pintar a telha escolhida. Contudo, essa pode não ser a melhor escolha, uma vez que, toda coloração que é aplicada em cima de outro material, algum dia, acaba desgastandodescascando ou se perdendo em processos naturais.

Diferentemente da pintura, as telhas de fibra de vidro são pigmentadas na cor escolhida, ou seja., no momento da sua fabricação, junto à sua matéria prima, a coloração é adicionada à composição, fazendo com que o material nunca perca a sua cor.

Proteção contra o afloramento da fibra

Você sabe o que é o afloramento da fibra?

É o processo que ocorre com alguns tipos de telhas fabricadas com fibra de vidro, onde o material utilizado começa a perder espessura e exibir visualmente as camadas mais internas, neste caso, a fibra de vidro, comprometendo a estética.

Escolher um fabricante que mantenha o padrão em conformidade com as normas internacionais de qualidade e também com as normas ABNT é fundamental para evitar este tipo de situação, afinal, como citado, a durabilidade desse tipo de telha é uma das suas principais características em relação a todas as outras coberturas de pergolados.

Por isso, é importante ser fabricada com matérias-primas adequadas para manter-se inalterada por toda a sua vida-útil.

Os maiores fabricantes do material oferecem 10 anos de garantia contra o afloramento da fibra, contribuindo para que o padrão estético nunca se perca ou seja alterado.

Manutenção de uma telha para pergolado

A manutenção dos pergolados não pode ser deixada de lado, afinal, qualquer estrutura negligenciada se deteriora ao longo do tempo.

Para realizar a manutenção das telhas de PRFV é simples: basta que, a cada 5 anos (em média) seja realizado uma limpeza completa na parte superior do telhado.

Claro, a periodicidade de tempo pode variar dependendo do local em que o pergolado está e das condições às quais está exposto, porém, no geral, sua manutenção se resume à limpeza.

As telhas suportam fortemente à corrosão e à ação do tempo, mantendo-se inalteradas por longos períodos, sem quebrar, rachar, ressecar ou esfarelar, sendo resistentes até contra chuvas de granizo!

Conclusão

A estética é complementar à qualidade do material escolhido. Estrutura, cobertura, materiais e mão de obra não devem ser escolhidos pensando apenas no curto prazo.

Levar em consideração todas as variáveis é o que vai determinar se a sua telha para pergolado se manterá intacta pelas próximas décadas ou terá que passar por reparos e substituições dentro de 5 ou 10 anos.

Fonte: https://fitecbrasil.com.br/telha-para-pergolado/


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Importância da Compactação do Solo na Construção Civil

O que é compactação do solo A compactação do solo é a densificação dos agregados que contém no solo, são feitos normalmente por equipamentos mecânicos e até mesmo soquetes manuais. A maior parte dos terrenos é necessário se realizar uma movimentação de solo para adequá-lo para o projeto, então faz com que o solo fique mais fofo e solto posteriormente pouco resistente e deformável o que é ruim para a construção. O solo com essas características   são muito prejudiciais para a qualidade e segurança da estrutura do edifício, é ai que entra a compactação do solo deixando seus grãos mais juntos e densos, diminuindo o espaço vazio. A umidade do solo é um fator importante para a compactação, quando o solo é compactado com um baixo teor de umidade o atrito entre as partículas é maior, como consequência não ocorre redução significativa de vazios entre os grãos. Em solos com fatores de umidades elevados, a agua cria um efeito de lubrificação entre as partículas, que se acomodam em um arranjo mai

Tipos de sapatas: quais são e para que servem?

A sapata é um elemento de fundação superficial, feita de concreto armado e dimensionada de forma que as cargas dos pilares sejam transferidas ao terreno por meio da distribuições das suas bases. Como ela é a base de qualquer construção (e fica abaixo da superfície) é extremamente importante conhecer os principais tipos de sapata e, assim, conseguir definir a ideal para a sua obra. Quer saber mais sobre o tema? Veja o conteúdo completo que montamos para lhe ajudar! O que é a sapata e qual sua importância? Antes de explicarmos o que são e quais os tipos de sapata, precisamos falar um pouco sobre fundação. Essa é uma etapa essencial de qualquer obra e garante que a construção permanecerá no lugar sem sofrer instabilidades e rupturas. A fundação, ou alicerce, é, portanto, a estrutura que suportará todas as tensões e garantirá a segurança dos usuários ou moradores do imóvel. Existem vários tipos de fundações – e a sapata é uma delas. Podemos definir a sapata como uma fundação rasa com capac