Pular para o conteúdo principal

VALE A PENAS? Construção com bloco estrutural

 

Para quem vai construir e deseja se a construção com bloco estrutural vale a pena, atente-se as dicas que vamos dar a respeito desse assunto. Quando estamos planejando uma construção de um imóvel, a primeira coisa que devemos fazer é pesquisar os materiais que gostaríamos de usar na obra. O segundo passo é colocar no papel tudo o que devemos fazer para que a obra seja executada como planejamos, somente com esse controle, podemos realizar uma obra sem grandes transtornos.

Construção com bloco estrutural

O bloco estrutural, também conhecido como alvenaria estrutural, é um dos materiais mais antigos usados nas construções. Desde o tempo bíblico os blocos estruturais eram usados pela população da Babilônia, pelos povos egípcios. Na idade média foram construídas pontes e catedrais com bloco estrutural que ainda estão de pé. No Brasil há construções com bloco estrutural que já estão em pé a mais de 30 anos.

Os blocos estruturais oferecem um uso menor de materiais e também de mão de obra já que a execução é rápida e planejada. Os blocos estruturais permitem um maior isolamento térmico que chega a ser três vezes maior do que melhor do que nas construções com blocos de concreto e podem ser usados como detalhamento estético e também são resistentes ao fogo. Esses blocos tem a capacidade de suportar o peso da laje ou da cobertura.

Porém, as construções com blocos de concreto possuem desvantagens que podem fazer com que o mesmo seja deixado de lado quando pensamos em material de construção. Os blocos estruturais não permitem reformas futuras, ou seja, se você construir não poderá reformar, pois eles são resistentes, também não dá para usar portas e janelas que não sejam do padrão especifico para os blocos estruturais e não podem ser usados em qualquer tipo de projeto.

Comprar ou não comprar blocos estruturais

Se desejar realizar uma construção de um imóvel resistente e tem a certeza de como gostaria que o mesmo ficasse, nesse caso compensa o usar o bloco estrutural, pois ele oferece mais resistência. No entanto, procure se informar sobre o material detalhadamente com o profissional que irá realizar a obra e pergunte quais são as indicações do mesmo.

Se optar pela construção com bloco estrutural, não se esqueça de pesquisar o preço do mesmo em pelo menos três lojas de construções, pois o preço pode variar de um lugar para o outro e sem pesquisar, você acaba comprando por um preço maior. Planeje a quantidade de material que será usado na obra juntamente com o profissional da mesma, para que não falte e nem sobre materiais de construção. O planejamento é extremamente importante para o controle do que está sendo gasto e do que está sendo comprado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Telha para pergolado: Aprenda a escolher a telha perfeita!

Telha para pergolado é a principal parte da estrutura! A maioria dos projetos  contempla plantas com detalhes primorosos, interiores decorados com tendências que se sobrepõem e se unem para alcançar um visual estético único e, a área externa de uma casa geralmente acaba tendo menos destaque no  planejamento  ou em uma expansão. Contudo, as residências que possuem áreas de lazer são  muito mais valorizadas  quando comparadas às que não possuem. Essa percepção de valor só aumenta quando o imóvel está em uma cidade cujo o clima é, majoritariamente quente e suas áreas de lazer possuem coberturas. Jardins, quintais, terraços e varandas são ambientes que podem oferecer um ambiente único de  bem-estar e conforto . Independentemente da hora do dia – ou da noite – são locais ideais para passar o tempo com os amigos e relaxar. Organização e limpeza, apesar de aspectos importantes, não bastam para proporcionar eventos de interação social agradáveis a todos. Por isso, ter um espaço adequado para r

Importância da Compactação do Solo na Construção Civil

O que é compactação do solo A compactação do solo é a densificação dos agregados que contém no solo, são feitos normalmente por equipamentos mecânicos e até mesmo soquetes manuais. A maior parte dos terrenos é necessário se realizar uma movimentação de solo para adequá-lo para o projeto, então faz com que o solo fique mais fofo e solto posteriormente pouco resistente e deformável o que é ruim para a construção. O solo com essas características   são muito prejudiciais para a qualidade e segurança da estrutura do edifício, é ai que entra a compactação do solo deixando seus grãos mais juntos e densos, diminuindo o espaço vazio. A umidade do solo é um fator importante para a compactação, quando o solo é compactado com um baixo teor de umidade o atrito entre as partículas é maior, como consequência não ocorre redução significativa de vazios entre os grãos. Em solos com fatores de umidades elevados, a agua cria um efeito de lubrificação entre as partículas, que se acomodam em um arranjo mai

Tipos de sapatas: quais são e para que servem?

A sapata é um elemento de fundação superficial, feita de concreto armado e dimensionada de forma que as cargas dos pilares sejam transferidas ao terreno por meio da distribuições das suas bases. Como ela é a base de qualquer construção (e fica abaixo da superfície) é extremamente importante conhecer os principais tipos de sapata e, assim, conseguir definir a ideal para a sua obra. Quer saber mais sobre o tema? Veja o conteúdo completo que montamos para lhe ajudar! O que é a sapata e qual sua importância? Antes de explicarmos o que são e quais os tipos de sapata, precisamos falar um pouco sobre fundação. Essa é uma etapa essencial de qualquer obra e garante que a construção permanecerá no lugar sem sofrer instabilidades e rupturas. A fundação, ou alicerce, é, portanto, a estrutura que suportará todas as tensões e garantirá a segurança dos usuários ou moradores do imóvel. Existem vários tipos de fundações – e a sapata é uma delas. Podemos definir a sapata como uma fundação rasa com capac