Pular para o conteúdo principal

Importância da Compactação do Solo na Construção Civil



O que é compactação do solo

A compactação do solo é a densificação dos agregados que contém no solo, são feitos normalmente por equipamentos mecânicos e até mesmo soquetes manuais.

A maior parte dos terrenos é necessário se realizar uma movimentação de solo para adequá-lo para o projeto, então faz com que o solo fique mais fofo e solto posteriormente pouco resistente e deformável o que é ruim para a construção. O solo com essas características   são muito prejudiciais para a qualidade e segurança da estrutura do edifício, é ai que entra a compactação do solo deixando seus grãos mais juntos e densos, diminuindo o espaço vazio.

A umidade do solo é um fator importante para a compactação, quando o solo é compactado com um baixo teor de umidade o atrito entre as partículas é maior, como consequência não ocorre redução significativa de vazios entre os grãos.

Em solos com fatores de umidades elevados, a agua cria um efeito de lubrificação entre as partículas, que se acomodam em um arranjo mais compacto.


Qual equipamento escolher para realizar a compactação do solo ?

Os equipamentos são muito importantes para realizar a compactação, porém é preciso saber qual equipamento é o ideal para aquele tipo de solo.



Tipos de compactação de solo

Compactação estática

A compactação estática é aquela onde os instrumentos utilizam apenas o próprio peso para realizar a compactação. Vale destacar que a profundidade máxima de influência desse tipo de compactação é cerca de 10 cm.

Compactação vibratória

A compactação vibratória é aquela em que são utilizados além do próprio peso, sistemas vibratórios que proporcionam impactos ao solo. Esse método possui um alto grau de interferência nas partículas do solo.

Compactadores de percussão

É um exemplo de compactação vibratória e é popularmente conhecido como sapos mecânicos, são muitas vezes movidos a gasolina. Possuem um sistema de pistão que aplica impactos no solo.

Rolos compactadores

Os rolos compactadores são exemplos de compactação estática e podem ser de vários tipos, mas de forma geral se dividem em rolos tripulados e não tripulados ou manuais.

Placas compactadoras

As placas compactadoras são exemplos de compactação vibratória, possuem uma alta taxa de vibração por minuto e aplicam pequenos impactos no solo.


Como saber se o solo está compactado?

Quando o solo está compactado, ele apresenta alguns sinais clássicos e também existem alguns indicadores que podem ser acompanhados a fim de auxiliar na identificação da compactação.

 


Os sintomas visuais mais comuns notados em plantas cultivadas em solos compactados são:

 

Emergência lenta da plântula;

Plantas com tamanhos variados, tendo mais plantas pequenas que normais;

Plantas de coloração deficiente;

Sistema radicular raso;

Raízes mal formadas com maior incidência de pelos absorventes.

Já sobre os sintomas no solo, podem ser observados os seguintes:

Formação de crosta superficial;

Fendas nas marcas das rodas do trator;

Zonas compactadas de subsuperfície;

Empoçamento de água;

Erosão excessiva pela água;

Aumento da necessidade de potência de máquinas para cultivos;

Presença de restos de resíduos não decompostos meses após a incorporação.

Contudo, para se ter certeza sobre o diagnóstico de compactação do solo, a melhor maneira é através da análise da densidade global do solo, o que requer análise laboratorial. Para isso, é fundamental manter um histórico das medidas das análises de diferentes áreas.




Referência: Blog Locadora Equiloc; Blog Apl Engenharia


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Telha para pergolado: Aprenda a escolher a telha perfeita!

Telha para pergolado é a principal parte da estrutura! A maioria dos projetos  contempla plantas com detalhes primorosos, interiores decorados com tendências que se sobrepõem e se unem para alcançar um visual estético único e, a área externa de uma casa geralmente acaba tendo menos destaque no  planejamento  ou em uma expansão. Contudo, as residências que possuem áreas de lazer são  muito mais valorizadas  quando comparadas às que não possuem. Essa percepção de valor só aumenta quando o imóvel está em uma cidade cujo o clima é, majoritariamente quente e suas áreas de lazer possuem coberturas. Jardins, quintais, terraços e varandas são ambientes que podem oferecer um ambiente único de  bem-estar e conforto . Independentemente da hora do dia – ou da noite – são locais ideais para passar o tempo com os amigos e relaxar. Organização e limpeza, apesar de aspectos importantes, não bastam para proporcionar eventos de interação social agradáveis a todos. Por isso, ter um espaço adequado para r

Tipos de sapatas: quais são e para que servem?

A sapata é um elemento de fundação superficial, feita de concreto armado e dimensionada de forma que as cargas dos pilares sejam transferidas ao terreno por meio da distribuições das suas bases. Como ela é a base de qualquer construção (e fica abaixo da superfície) é extremamente importante conhecer os principais tipos de sapata e, assim, conseguir definir a ideal para a sua obra. Quer saber mais sobre o tema? Veja o conteúdo completo que montamos para lhe ajudar! O que é a sapata e qual sua importância? Antes de explicarmos o que são e quais os tipos de sapata, precisamos falar um pouco sobre fundação. Essa é uma etapa essencial de qualquer obra e garante que a construção permanecerá no lugar sem sofrer instabilidades e rupturas. A fundação, ou alicerce, é, portanto, a estrutura que suportará todas as tensões e garantirá a segurança dos usuários ou moradores do imóvel. Existem vários tipos de fundações – e a sapata é uma delas. Podemos definir a sapata como uma fundação rasa com capac